quarta-feira, 25 de julho de 2018

Eclipse total da Lua na próxima sexta-feira, dia 27 de julho de 2018

Na próxima sexta-feira, dia 27 de julho, acontecerá o segundo eclipse lunar total deste ano. E toda a população brasileira poderá visualizar a olho nu este belo fenômeno da natureza. Apesar de ser o eclipse lunar de maior duração deste século, veremos somente o estágio final da totalidade. Em Chapecó, a Lua nascerá cerca de quarenta minutos depois do instante do meio do eclipse. O primeiro eclipse lunar total deste ano, ocorrido em 31 de janeiro, não pode ser visto no Brasil.

Eclipses lunares ocorrem na Lua cheia, quando a Terra se coloca entre o Sol e a Lua iluminada. O eclipse lunar é total quando a Lua penetra inteiramente no cone de sombra da Terra. Mas o cone de sombra é concentricamente circundado pelo cone de penumbra. Assim, um eclipse lunar envolve um período de tempo em que a Lua está na penumbra e outro em que ela está na sombra. A fase mais interessante do fenômeno acontece quando a Lua está parcial ou totalmente dentro do cone de sombra, visto que o obscurecimento da Lua pela penumbra é praticamente imperceptível. A Lua totalmente eclipsada assume diferentes tons laranja-avermelhados, devido ao espalhamento da luz solar, que atravessa a atmosfera terrestre.

O auge deste eclipse ocorrerá às 17h21min (horário de Brasília) do dia 27, mas desde a entrada da Lua no cone de sombra até sua saída completa serão transcorridas quase quatro horas. A Lua entrará no cone de sombra às 15h24min. O começo da totalidade, quando a Lua estará inteira dentro do cone de sombra, dar-se-á às 16h30min. O fim da totalidade será às 18h13min e às 19h19min a Lua sairá totalmente do cone de sombra. Em Chapecó, a Lua cheia aparecerá no horizonte leste por volta das 18h e poderemos observar os estágios finais (final da totalidade e saída total do cone de sombra) do fenômeno.

A observação do eclipse poderá ser realizada sem nenhum instrumento especial, ou seja, a olho nu. Contudo, a utilização de binóculos ou pequenos telescópios e lunetas podem trazer detalhes especiais do fenômeno, impossíveis de serem admirados a olho nu.

Como a Lua nascerá eclipsada, é importante que se observe o fenômeno de um local alto e com o horizonte leste desimpedido. Quanto mais tarde se observar a Lua, menos tempo do fenômeno será observado.

Outro detalhe é que a Lua estará com seu brilho bastante reduzido durante a totalidade. Aliado ao fato de que estará baixa no horizonte, pode ser que tenhamos dificuldade de perceber a Lua no momento em que ela aparece no horizonte. O planeta Marte, que nasce a leste alguns minutos antes da Lua e terá brilho significativo, pode ser tomado como referência para se encontrar a Lua eclipsada. Para quem estiver de frente para o leste, a Lua estará um pouco abaixo e a esquerda de Marte. 

Portanto, preparem-se para um belo espetáculo na próxima sexta-feira. Vamos torcer para que tenhamos um céu limpo. O próximo eclipse lunar total visível a partir de Chapecó acontecerá somente em 21 de janeiro de 2019.

Daniel Iunes Raimann
Professor de Física da UDESC, coordenador do Projeto de Extensão “Espaço Astronomia UDESC Oeste” e Presidente da Associação Apontador de Estrelas.

Imagens - Eclipse Total da Lua 15/04/2014 (Daniel Iunes Raimann)







2 comentários: