domingo, 30 de junho de 2019

Eclipse solar no dia 2 de julho, próxima terça-feira

O segundo eclipse solar deste ano acontecerá na próxima terça-feira, dia 2 de julho. Diferentemente do primeiro eclipse solar, que não foi visível a partir do Brasil, este poderá ser observado como um eclipse solar parcial em Chapecó e região. O Espaço Astronomia UDESC Oeste e a Associação Apontador de Estrelas estarão com seus telescópios apontados para o eclipse parcial do Sol, mostrando e explicando este belo e raro fenômeno aos que lá estiverem. O evento acontecerá no prolongamento da Avenida Getúlio Vargas, cerca de 500m acima do Shopping, das 16h50min às 17h40min.

Os eclipses solares ocorrem quando a Lua nova se coloca entre a Terra e o Sol, produzindo uma sombra de cerca de 250 km de diâmetro que se desloca rapidamente sobre a superfície da Terra. Portanto um eclipse solar total só é visível, se o clima permitir, em uma estreita faixa sobre a Terra, chamada de caminho do eclipse. Em uma região de aproximadamente 3000 km de cada lado do caminho do eclipse, ocorre um eclipse parcial. 

Se o disco inteiro do Sol está atrás da Lua, o eclipse é total. Caso contrário, é parcial. Se a Lua está próxima de seu apogeu (ponto mais distante de sua órbita), o diâmetro da Lua é menor que o do Sol, e ocorre um eclipse anular.

No Brasil e, em especial em Chapecó, veremos um eclipse parcial do Sol. Para a cidade de Chapecó veremos o fenômeno até que a Lua cubra cerca de 63% do disco solar, pois o restante do evento ocorrerá com o Sol abaixo da linha do horizonte. Fenômeno deste tipo foi visto na nossa região pela última vez em fevereiro de 2017 e teremos uma nova oportunidade em dezembro de 2020.

No próximo dia 2, terça-feira, o disco da Lua começará a entrar na frente do disco do Sol por volta das 16h50min. O ponto máximo do eclipse será às 17h50min. O disco da Lua sairá totalmente da frente do disco do Sol por volta das 18h50min. Entretanto, o pôr do Sol ocorre por volta das 17h40min. Ou seja, não veremos a metade final do eclipse.

Preparem-se para ver esse belo fenômeno! Num eclipse parcial do Sol não temos o escurecimento do Sol que teríamos se fosse um eclipse total. Desta forma, muitas pessoas podem nem perceber que um fenômeno raro está em andamento. Entretanto, nunca olhe para o Sol diretamente sem uma proteção para os olhos. Um vidro de máscara de solda número 12 ou 14 é uma boa alternativa. Não use óculos escuros, papel laminado, filmes antigos de fotografia ou chapas de raios X, pois esses materiais não filtram as radiações nocivas aos nossos olhos.

Nunca olhe o Sol diretamente através de um binóculo ou telescópio. É necessário usar um filtro especial para utilizar esses instrumentos. Caso não possua o filtro solar para instrumentos óticos, uma alternativa é fazer uma observação indireta, através da projeção da imagem em um anteparo.

Para maiores informações ou entrar em contato acesse os blogs apontadordeestrelas.blogspot.com.br e espacoastronomiaudesc.blogspot.com.br ou ainda a Associação Apontador de Estrelas no Facebook e Instagram.


Fotos da observação do Eclipse Solar Parcial de fevereiro de 2017 - Chapecó






Nenhum comentário:

Postar um comentário