domingo, 20 de setembro de 2015

Eclipse total da Lua no próximo domingo

No próximo domingo, dia 27 de setembro, acontecerá o segundo eclipse lunar deste ano. E toda a população brasileira poderá visualizar a olho nu este belo fenômeno da natureza. Do início ao fim do eclipse. O primeiro eclipse lunar deste ano, ocorrido em 4 de abril, teve alguns estágios visíveis em parte do território nacional.

O último eclipse lunar visto pelos brasileiros em condições semelhantes ocorreu no dia 15 de abril do ano passado. Entretanto, no ano passado o eclipse começou ao longo da madrugada e o estágio final não foi visto pelos brasileiros, pois foi posterior ao amanhecer.

O eclipse do próximo domingo é o último de uma série de quatro eclipses lunares que vem ocorrendo desde o ano passado, com intervalos de cerca de 6 meses. Os três primeiros ocorreram em 15 de abril e 8 de outubro de 2014, e 4 de abril de 2015. Este tetrado de eclipses, como é conhecida uma série de quatro eclipses próximos, ocorrerá sete vezes ao longo deste século.

E este eclipse tem mais um elemento especial. Acontecerá em uma Lua cheia de perigeu, ou seja, a Lua estará a menor distância da Terra ao longo de sua trajetória, fenômeno também conhecido como “Super Lua”. Ou seja, teremos o eclipse lunar total associado a super Lua.

Eclipses lunares ocorrem na Lua cheia, quando a Terra se coloca entre o Sol e a Lua iluminada. O eclipse lunar é total quando a Lua penetra inteiramente no cone de sombra da Terra. Mas o cone de sombra é concentricamente circundado pelo cone de penumbra. Assim, um eclipse lunar envolve um período de tempo em que a Lua está na penumbra e outro em que ela está na sombra. A fase mais interessante do fenômeno acontece quando a Lua está parcial ou totalmente dentro do cone de sombra, visto que o obscurecimento da Lua pela penumbra é praticamente imperceptível. A Lua totalmente eclipsada assume diferentes tons laranja-avermelhados, devido ao espalhamento da luz solar, que atravessa a atmosfera terrestre.

O auge do eclipse ocorrerá às 23h47min (horário de Brasília) do dia 27, mas desde a entrada da Lua  no cone de sombra até sua saída completa serão transcorridas um pouco mais de três horas. A Lua entrará no cone de sombra às 22h07min do dia 27. O começo da totalidade, quando a Lua estará inteira dentro do cone de sombra, dar-se-á às 23h11min. O fim da totalidade será às 00h23min do dia 28 e às 01h27min a Lua sairá totalmente do cone de sombra. Em Chapecó, a Lua cheia aparecerá no horizonte leste por volta das 18h20min e poderemos observar a totalidade do fenômeno.

A observação do eclipse poderá ser realizada sem nenhum instrumento especial, ou seja, a olho nu, no qual será facilmente identificado o início da entrada na sombra e o transcorrer de todo o evento. Contudo, a utilização de binóculos ou pequenos telescópios e lunetas podem trazer detalhes especiais do fenômeno, impossíveis de serem admirados a olho nu.

Portanto, preparem-se para um belo espetáculo no próximo domingo. Vamos torcer para que tenhamos um céu limpo. O próximo eclipse lunar total visível a partir de Chapecó acontecerá somente em 27 de julho de 2018. E assim mesmo só será possível ver os estágios finais do fenômeno!

Daniel Iunes Raimann
Professor de Física da UDESC, coordenador do Projeto de Extensão “Espaço Astronomia UDESC Oeste” e membro da Associação Apontador de Estrelas.

Robert Magno da Purificação Siqueira
Membro da Associação Apontador de Estrelas.

Imagens - Eclipse Total da Lua 15/04/2014 (Daniel Iunes Raimann)





Um comentário:

  1. Olá, percebi como foi difícil encontrar um blog de Astronomia ainda ativo no blogspot. Convido-os a conhecer o meu:
    showdaastronomia.blogspot.com

    ResponderExcluir