domingo, 8 de setembro de 2013

Fenômeno astronômico permite ver planeta Vênus próximo da Lua

Um fenômeno astronômico pode ser acompanhado na noite deste domingo (8) em algumas cidades do Brasil e já foi presenciado em outras partes do mundo: a conjunção do planeta Vênus com a Lua Crescente.

O evento, cuja visibilidade se estende da Argentina até o sul de Santa Catarina, é privilegiado pelo período em que ocorre. A Lua está em fase nova, com apenas 12% de sua face iluminada pelo sol, e Vênus brilha como "um verdadeiro farol de coloração branca intensa", segundo o físico e astrônomo Luiz Augusto da Silva, professor da Unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Unisinos.

O técnico do Laboratório de Astronomia da Faculdade de Física da PUCRS, Marcelo Bruckmann, destaca que a Lua está nos primeiros dias da fase nova, o que confere mais plasticidade ao fenômeno visto da Terra.

Vênus vai desaparecer na luz suave do contorno do satélite, que é a luz cinérea, a luz solar que a Terra reflete e ilumina a superfície lunar - explica.

Observadores no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina poderão assistir, a olho nu, à ocultação rasante de Vênus, que parecerá raspar a borda do satélite.

Além da Lua e de Vênus, o show do céu será complementado pelos planetas Mercúrio e de Saturno e, abaixo da Lua, pela estrela Espiga - astro pertencente à constelação de Virgem e que representa o Estado do Pará na bandeira nacional.

Ocultação de Vênus pela Lua é vista em Porto Alegre (Foto: Ricardo Fabrello/Futura Press/Estadão Conteúdo )Conjunção entre o planeta Vênus e a Lua Crescente é vista no céu em Porto Alegre (Foto: Ricardo Fabrello/Futura Press/Estadão Conteúdo )

Fonte: G1 e Zero Hora







Nenhum comentário:

Postar um comentário