domingo, 15 de setembro de 2013

Apontadores de Estrelas visitam San Cosme e San Damián no Paraguai

O Apontador de Estrelas - Grupo de Astronomia do Oeste Catarinense promoveu nos dias 7, 8 e 9 de setembro visita a missão jesuítica guarani de San Cosme e San Damián, no Paraguai.

Nesta missão, dedicada ao estudo da Astronomia, está localizado o Centro de Interpretação Astronômica Buenaventura Suárez, dedicado a divulgação da astronomia construída pelos indígenas guaranis que viviam na região.

A missão foi fundada em 1632. Em San Cosme e San Damián, o padre jesuíta Buenaventura Suárez observou o céu, estudando em especial a ocorrência de eclipses solares e lunares, tendo escrito entre os anos de 1720 e 1743 um livro de cerca de 200 páginas, denominado Lunário de um Século, onde apresenta as fases da lua e a ocorrência de eclipses lunares e solares ao longo de 101 anos, de 1740 a 1840. Também estudou a astronomia dos guaranis.

O Centro de Interpretação Astronômica conta com planetário, observatório astronômico, sala de pesquisadores, sala de leitura e biblioteca e estação meteorológica. 

San Cosme e San Damián conta ainda com ruínas restauradas da época da missão jesuítica, com igreja, conjunto do colégio, casa dos indígenas e praça.

Algumas fotos podem ser vistas no blog http://apontadordeestrelas.blogspot.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário