quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Curso gratuito de Astronomia e Astronáutica da Udesc Oeste tem procura elevada

Cerca de 70 pessoas se inscreveram para participar do curso de extensão gratuito de Astronomia e Astronáutica oferecido em Chapecó pelo Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

O curso começa na próxima quinta-feira, 29, com duração de três meses e tem 40 vagas. A seleção será feita com base na idade, escolaridade e ordem de inscrição.

Com aulas noturnas às quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, no prédio da universidade no centro da cidade, o curso é uma iniciativa do projeto de extensão Espaço Astronomia, mantido pela Udesc em Pinhalzinho, e é voltado à comunidade interessada em conhecer com detalhes a ciência que procura entender o céu e o espaço.

As aulas vão abordar os seguintes temas: sistema solar, estrelas, galáxias, universo, exploração do espaço, programa espacial brasileiro, satélites, plataformas espaciais, veículos lançadores de satélites, sensoriamento remoto e meteorologia.

O curso será ministrado pelo professor de Engenharia de Alimentos Daniel Iunes Raimann. Formado em Física, ele tem Doutorado em Astronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é efetivo da Udesc desde 2005. 

Além das disciplinas teóricas, haverá também aulas práticas, como a observação do céu com telescópio e a construção de foguetes no campo do Bairro Belvedere. O telescópio da Udesc mede oito polegadas, é de tamanho médio e pode ser transportado.

Segundo Raimann, "os que não forem selecionadas ficarão aguardando possíveis desistências ou então terão de esperar o próximo curso para fazer nova inscrição". Ele lembra que a procura pelo curso sempre foi elevada. "Esta é a quarta edição e sempre sobram candidatos", ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário