domingo, 10 de dezembro de 2023

O que observar no céu de Chapecó no mês de dezembro de 2023

Texto elaborado por Nathalia Luiza Maggi Zortéa e João Pedro Prado Villar (UDESC Oeste)

Revisado por Daniel Iunes Raimann (UDESC Oeste / Associação Apontador de Estrelas)

Mais um mês se inicia e com ele novas oportunidades para observar o céu. Em dezembro será possível observar a Lua, os planetas Júpiter e Saturno, passagens brilhantes da ISS e a formação do X e V lunares. Desejamos boas observações e céus limpos a todos e todas!

As fases principais da Lua ocorrerão nas seguintes datas e horários:

Fonte: vercalendario.info (2023).

Calendário lunar:

 

Fonte: vercalendario.info (2023).

A luz cinérea da Lua (luz refletida pela parte escura da Lua proveniente da parte iluminada do planeta Terra) é visível ao amanhecer entre os dias 8 e 10 e ao anoitecer entre os dias 16 e 18. Os melhores períodos para observar a Lua serão entre os dias 1° e 10 e 16 a 25. Nesses períodos as condições de iluminação do nosso satélite favorecem o contraste e sombras para a visualização de detalhes de crateras e montanhas. A partir de um simples binóculo é possível observar muitas características do solo lunar, detalhes de crateras e planícies tornam-se evidentes.

Formação do X e V Lunares

Na noite de 19 de dezembro teremos a formação do X e V lunares, quando condições especiais de iluminação no topo de algumas crateras lunares permitem a identificação destas letras no relevo lunar. De acordo com o Anuário Astronômico Catarinense, o X Lunar "Trata-se do início da iluminação do topo das paredes das crateras Purbach, La Caille e Blanchinus". É uma condição muito especial de iluminação, que dura apenas algumas horas e não é visível em todos os meses. O próprio Anuário indica apenas cinco datas esse ano, como "melhor ocasião para a visualização". Esta é a última ocorrência neste ano.

Já o V Lunar é uma condição especial de iluminação da cratera Ukert, junto com várias crateras menores. Em alguns meses, o horário ideal para observação do X e V lunares acontece de dia, o que dificulta a observação e registro, ou com a Lua abaixo do horizonte, o que impede sua observação e registro.

Em 23 de outubro de 2020, fizemos a observação e registro deste fenômeno. Um passeio pela Lua daquela noite encontra-se disponível em vídeo no canal de Youtube da Associação Apontador de Estrelas (https://www.youtube.com/watch?v=Xk6HMrDgYSM).


Conjunções são aproximações aparentes entre dois ou mais astros. Tal fenômeno depende da localização do observador na Terra.

No dia 25, teremos uma conjunção envolvendo a Lua e a estrela Elnath (beta Tauri). A estrela Elnath tem magnitude +1,7, sendo uma estrela brilhante. A Lua cheia dificultará um pouco a observação do fenômeno. Conjunções (e ocultações) sempre são fenômenos interessantes de observar e registrar. Em Chapecó, a máxima aproximação acontecerá por volta das 22h45min.


Planetas

Mercúrio será visível ao anoitecer, durante a primeira quinzena, no horizonte oeste, com magnitude - 0,3.

Vênus será visível ao amanhecer, no horizonte leste, com magnitude - 4,1. No dia 9, estará a cerca de 4° da Lua.

Marte terá sua visibilidade prejudicada, em virtude de sua conjunção com o Sol no dia 18 de novembro.

Júpiter será visível até às 2 horas, com magnitude -2,7. No dia 22 estará a cerca de 3° da Lua.

Saturno será visível até às 22 horas, com magnitude +0,9. No dia 17 estará a cerca de 2,5° da Lua.

Urano será visível até às 3 horas, com magnitude +5,6. No dia 23 estará a cerca de 3° da Lua.

Netuno será visível ao anoitecer, com magnitude +7,8, com o uso de binóculo ou luneta. Como tem brilho bastante baixo, sugere-se buscar sua posição exata através de uma carta celeste, usando estrelas de referência para a confirmação de sua localização, observação e registro.

Fonte: Stellarium, 2023.

Observando o céu a olho nu

Para facilitar a localização dos astros dispostos no céu, podemos utilizar a mão para orientar a angulação e encontrar os corpos celestes. Esticando o braço, podemos encontrar a angulação desejada como na imagem a seguir:



Passagens brilhantes da ISS

A Estação Espacial Internacional, conhecida como ISS (International Space Station), é a maior estrutura já montada no espaço pelo homem. A ISS possui 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e uma massa de 450 mil quilos. A plataforma está orbitando a uma altura aproximada de 400 km da superfície terrestre, com uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h, o que lhe confere um período de translação ao redor da Terra de 90 minutos (1,5 hora). Produto do esforço de 15 países, a ISS é um moderno laboratório para observação da Terra e realização de experimentos em ambiente de baixa gravidade e que pode ser observada a olho nu.

 


Referências 

AMORIM, Alexandre. Anuário Astronômico Catarinense 2023. 1.ed. Florianópolis: Edição do autor, 2023. 192p.

Observe!. Boletim informativo do NEOA – JBS, ano XIV – Número 12 - Dezembro de 2023. https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf

PEAT, C. ISS - Estação Espacial Internacional - Passagens visíveis. Disponível em: https://www.heavens-above.com/PassSummary.aspx?satid=25544&lat=-27.0922&lng=-52.6167&loc=Distrito+Sede+de+Chapec%c3%b3&alt=0&tz=EBST Acesso em 30/11/2023.

Vercalendario.info. Mês Do Calendário Lunar Dezembro 2023 (Brasil). Disponível em: https://www.vercalendario.info/pt/lua/brasil-mes-dezembro-2023.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário