domingo, 12 de junho de 2022

O que observar no céu de Chapecó no mês de junho de 2022

Texto elaborado por Savana Noro Brandani e Jociane Fernanda Bohn dos Santos (UDESC Oeste)

Revisado por Daniel Iunes Raimann (UDESC Oeste / Associação Apontador de Estrelas)

  


Mais um mês se inicia e com ele novas oportunidades para observar o céu. Neste mês teremos conjunções, poderemos ver todos os planetas visíveis a olho nu ao mesmo tempo no céu, passagens brilhantes da ISS, entre outros eventos. Desejamos boas observações e céus limpos a todos e todas!

As fases principais da Lua ocorrerão nas seguintes datas e horários:


Calendário lunar

A luz cinérea da Lua (luz refletida pela parte escura da Lua proveniente da parte iluminada do planeta Terra) é visível ao anoitecer entre os dias 3 e 5 e ao amanhecer entre os dias 23 e 25. Os melhores períodos para observar a Lua serão de 3 a 12 e de 17 a 26 de junho. Nesses períodos as condições de iluminação do nosso satélite favorecem o contraste e sombras para a visualização de detalhes de crateras e montanhas. A partir de um simples binóculo é possível observar muitas características do solo lunar, detalhes de crateras e planícies tornam-se evidentes.

Conjunções são aproximações aparentes entre dois ou mais astros. Tal fenômeno depende da localização do observador na Terra.

Conjunções matinais 

No início do mês ainda é possível observar o final da conjunção envolvendo os planetas Marte e Júpiter que ocorreu mês passado. Na madrugada do dia 22 a Lua também se envolve nessa conjunção. No amanhecer do dia 26 de junho a Lua se junta a um grupo formado por Mercúrio, Vênus, Plêiades, Híades e Aldebarã, todos num campo de até 16 graus de diâmetro aparente. 

Visibilidade simultânea dos planetas

Ao longo do mês temos a oportunidade de visualizar simultaneamente os cinco planetas visíveis a olho nu do nosso sistema solar. É uma ótima oportunidade para os observadores discernirem as diferenças de brilho e coloração dos planetas. A tabela a seguir mostra a variação da magnitude e a cor típica dos planetas no período de 1 até 30 de junho.

Fonte: Boletim Observe, 2022.

Caso o observador tenha dúvidas quanto à identificação de cada planeta, pode usar a Lua como referência. A Lua aparece próxima a cada planeta nas seguintes datas: 
 
Fonte: Boletim Observe, 2022.



Fonte: Stellarium, 2022.

Planetas

Mercúrio será visível ao amanhecer, no horizonte leste, com magnitude +0,7. No dia 23, estará ao norte da estrela Aldebarã, a estrela mais brilhante da constelação Taurus e, no dia 27, ao sul da Lua. 

Vênus será visível ao amanhecer, no horizonte leste, com magnitude -3,9. No dia 26 estará 2,5° ao sul da Lua. 

Marte será visível durante a madrugada, com magnitude +0,6. 

Júpiter será visível durante a madrugada, com magnitude -2,3. 

Saturno será visível após às 23h, no horizonte leste, com magnitude +0,7. 

Urano poderá ser observado com o uso de binóculo ou luneta ao amanhecer, no horizonte leste, com magnitude +5,8.

Netuno será visível durante a madrugada, com magnitude +7,9, com o uso de binóculo ou luneta. Como tem brilho bastante baixo, sugere-se buscar sua posição exata através de uma carta celeste, usando estrelas de referência para a confirmação de sua localização, observação e registro.
Observando o céu a olho nu

Para facilitar a localização dos astros dispostos no céu, podemos utilizar a mão para orientar a angulação e encontrar os corpos celestes. Esticando o braço, podemos encontrar a angulação desejada como na imagem a seguir:




Passagens brilhantes da ISS

A Estação Espacial Internacional, conhecida como ISS (International Space Station), é a maior estrutura já montada no espaço pelo homem. A ISS possui 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e uma massa de 450 mil quilos. A plataforma está orbitando a uma altura aproximada de 400 km da superfície terrestre, com uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h, o que lhe confere um período de translação ao redor da Terra de 90 minutos (1,5 hora). Produto do esforço de 15 países, a ISS é um moderno laboratório para observação da Terra e realização de experimentos em ambiente de baixa gravidade e que pode ser observada a olho nu.


Referências 

AMORIM, Alexandre. Anuário Astronômico Catarinense 2022. 1.ed. Florianópolis: Edição do autor, 2022. 192p.

Observe! Boletim informativo do NEOA – JBS, ano XIII – número 6 – junho de 2022. Disponível em: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf. Acesso em: 28/05/2022. 
 
Vercalendario.info: Mês Do Calendário Lunar Junho 2022. Disponível em: https://www.vercalendario.info/pt/lua/brasil-mes-junho-2022.html . Acesso em: 28/05/2022.

PEAT, C. ISS - Estação Espacial Internacional - Passagens visíveis. Disponível em: https://www.heavens-above.com/PassSummary.aspx?satid=25544&lat=-27.0922&lng=-52.6167&loc=Distrito+Sede+de+Chapec%c3%b3&alt=0&tz=EBST. Acesso em 29/05/2022.


Nenhum comentário:

Postar um comentário