domingo, 3 de outubro de 2021

O que observar no céu de Chapecó no mês de outubro de 2021

Texto elaborado por Savana Noro Brandani e Guilherme Grigolo Kielb (UDESC Oeste)

Revisado por Daniel Iunes Raimann (UDESC Oeste / Associação Apontador de Estrelas)



O mês de outubro chegou com várias oportunidades de observação do céu. Neste mês podemos acompanhar uma bela conjunção vespertina, planetas, passagens brilhantes da ISS, entre outros. Desejamos boas observações e céus limpos a todos e todas!

As fases principais da Lua ocorrerão nas seguintes datas e horários:

Calendário lunar:


A luz cinérea da Lua (luz refletida pela parte escura da Lua proveniente da parte iluminada do planeta Terra) será visível ao amanhecer entre os dias 1° e 3, e depois nos dias 30 e 31. Ao anoitecer, entre os dias 9 e 11. As melhores condições de observação da Lua ocorrem nos primeiros dias do mês, até o dia 4, e depois, entre 9 e 18 e entre 23 e 31 de outubro. Nesses períodos, as condições de iluminação do nosso satélite favorecem o contraste e sombras para a visualização de detalhes de crateras e montanhas. A partir de um simples binóculo é possível observar muitas características do solo lunar, detalhes de crateras e planícies tornam-se evidentes.

Conjunções são aproximações aparentes entre dois ou mais astros. Tal fenômeno depende da localização do observador na Terra.

Conjunção vespertina 

No anoitecer do dia 9 de outubro, a oeste, acontecerá uma conjunção significativa envolvendo a Lua, Vênus e a estrela Antares. A imagem abaixo mostra o céu neste dia. Antares é a estrela mais brilhante da constelação de Escorpião. Aproveite para reconhecer esta constelação no céu.

Fonte: Stellarium, 2021.

No dia 21 de outubro, teremos uma conjunção entre a Lua e Urano. Será um desafio observar o planeta, pois seu brilho é baixo e a Lua estará quase que totalmente iluminada. Com um telescópio ou binóculo pode-se fazer uma tentativa de observar o planeta.

Planetas

Mercúrio terá sua visibilidade prejudicada, devido a sua conjunção com o Sol, no dia 9.

Vênus será visível ao anoitecer, no horizonte oeste, com magnitude – 4,3. No dia 9, estará em conjunção com a Lua (cerca de 3°) e Antares (cerca de 7°).

Marte terá sua visibilidade prejudicada, devido sua conjunção com o Sol, no dia 8.

Júpiter estará visível até o começo da madrugada, com magnitude – 2,5. No começo da noite, basta olhar para o alto para identificá-lo, pois é um objeto bastante brilhante. Nos dias 14 e 15, estará próximo da Lua.

Saturno estará visível até o começo da madrugada, com magnitude +0,6. No começo da noite, basta olhar para o alto para identificá-lo. Estará cerca de 15° a oeste de Júpiter. Nos dias 13 e 14, estará próximo da Lua.

Urano poderá ser observado com o uso de binóculo ou luneta após às 21 horas, no horizonte leste, com magnitude +5,7. No dia 21, estará em conjunção com a Lua (cerca de 1°). 

Netuno poderá ser observado com o uso de binóculo ou luneta, até às 3 horas da madrugada. Estará cerca de 30° à leste de Júpiter, com magnitude +7,8. No dia 17, estará a cerca de 5° da Lua. Como tem brilho bastante baixo, sugere-se buscar sua posição exata através de uma carta celeste, usando estrelas de referência para a confirmação de sua localização, observação e registro.


Observando o céu a olho nu

Para facilitar a localização dos astros dispostos no céu, podemos utilizar a mão para orientar a angulação e encontrar os corpos celestes. Esticando o braço, podemos encontrar a angulação desejada como na imagem a seguir:


Passagens brilhantes da ISS

A Estação Espacial Internacional, conhecida como ISS (International Space Station), é a maior estrutura já montada no espaço pelo homem. A ISS possui 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e uma massa de 450 mil quilos. A plataforma está orbitando a uma altura aproximada de 400 km da superfície terrestre, com uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h, o que lhe confere um período de translação ao redor da Terra de 90 minutos (1,5 hora). Produto do esforço de 15 países, a ISS é um moderno laboratório para observação da Terra e realização de experimentos em ambiente de baixa gravidade e que pode ser observada a olho nu.


Referências

AMORIM, Alexandre. Anuário Astronômico Catarinense 2021. 1.ed. Florianópolis: Edição do autor, 2020. 192p.

Observe! Boletim informativo do NEOA – JBS, ano XII – número 10 – Outubro de 2021. Disponível em: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf. Acesso em: 26/09/2021. 

Vercalendario.info: Mês Do Calendário Lunar Outubro 2021. Disponível em: https://www.vercalendario.info/pt/lua/brasil-mes-outubro-2021.html. Acesso em: 26/09/2021.

PEAT, C. ISS - Estação Espacial Internacional - Passagens visíveis. Disponível em: https://www.heavens-above.com/PassSummary.aspx?satid=25544&lat=-27.0922&lng=-52.6167&loc=Distrito+Sede+de+Chapec%c3%b3&alt=0&tz=EBST. Acesso em 27/09/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário