terça-feira, 4 de maio de 2021

O que observar no céu de Chapecó no mês de maio de 2021

Texto elaborado por Savana Noro Brandani e Guilherme Grigolo Kielb (UDESC Oeste)

Revisado por Daniel Iunes Raimann (UDESC Oeste / Associação Apontador de Estrelas)



O mês de maio chegou e com ele mais oportunidades de observarmos o céu! Neste mês podemos visualizar conjunções, passagens brilhantes da ISS, planetas, a formação do X e V Lunares, entre outros. Também comemoramos neste mês o Dia de Mourão - 25 de maio (Ronaldo Rogério de Freitas Mourão – importante astrônomo brasileiro). Desejamos boas observações e céus limpos a todos e todas!

As fases principais da Lua ocorrerão nas seguintes datas e horários:


Calendário lunar de maio:


A luz cinérea da Lua (luz refletida pela parte escura da Lua proveniente da parte iluminada do planeta Terra) será visível ao amanhecer entre os dias 6 e 8. Ao anoitecer, entre os dias 15 e 17. As melhores condições de observação da Lua ocorrem nos períodos entre 1° e 8, entre 15 e 24, e entre 29 e 31 de maio. Nesses períodos, as condições de iluminação do nosso satélite favorecem o contraste e sombras para a visualização de detalhes de crateras e montanhas. A partir de um simples binóculo é possível observar muitas características do solo lunar, detalhes de crateras e planícies tornam-se evidentes.

Formação do X e V Lunares 

Na noite de 18 de maio, teremos a formação do X e V lunares, quando condições especiais de iluminação no topo de algumas crateras lunares permitem a identificação destas letras no relevo lunar. De acordo com o Anuário Astronômico Catarinense, o X Lunar "Trata-se do início da iluminação do topo das paredes das crateras Purbach, La Caille e Blanchinus". É uma condição muito especial de iluminação, que dura apenas algumas horas e não é visível em todos os meses. O próprio Anuário indicou apenas seis datas esse ano, como "melhor ocasião para a visualização". Esta do mês de maio, é a terceira ocorrência neste ano.

Já o V Lunar é uma condição especial de iluminação da cratera Ukert, junto com várias crateras menores. Alguns meses, as horas ideais para observação do X e V lunares acontece de dia, o que dificulta a observação e registro, ou com a Lua abaixo do horizonte, o que impede sua observação e registro.

Em 23 de outubro do ano passado, fizemos a observação e registro deste fenômeno. Um breve passeio pela Lua daquela noite encontra-se disponível em vídeo no canal de Youtube da Associação Apontador de Estrelas (https://www.youtube.com/watch?v=Xk6HMrDgYSM).

X e V Lunares (Chapecó, 23/10/2020) - Créditos: Daniel Iunes Raimann

Conjunções vespertinas

Conjunções são aproximações aparentes entre dois ou mais astros. Tal fenômeno depende da localização do observador na Terra.

Neste mês teremos Mercúrio e Vênus disponíveis para a visualização logo após o pôr do Sol. No dia 12, a Lua estará em conjunção com Vênus e, no dia 13, em conjunção com Mercúrio. Os astros estarão próximo ao horizonte oeste, assim que o Sol se por. É importante ressaltar que nestes dias a Lua estará com a iluminação muito baixa, visto que a Lua nova será no dia 11 de maio.

Ainda, vale destacar que a observação pode ser prejudicada pela proximidade dos astros em relação ao Sol. Assim, para visualizar essas conjunções é importante ter um horizonte oeste livre de obstáculos e, de preferência, ter um binóculo em mãos. A menor separação entre Vênus e Mercúrio se dá nos dias 28 e 29 de maio. Nesses dias o desafio será detectar Mercúrio, que brilhará na 2° magnitude, obrigando o uso de binóculo para visualizar a conjunção logo após o pôr do Sol. 

Fonte: Stellarium (2021)

Eclipse lunar total de perigeu 

Na manhã do dia 26 de maio ocorrerá um eclipse lunar total com a Lua em perigeu. Infelizmente o evento não será visível em Santa Catarina pois a etapa penumbral inicial ocorre com a Lua se pondo em nosso horizonte. 

Planetas

Mercúrio será visível brevemente ao anoitecer, próximo ao horizonte oeste, com magnitude +0,3. No dia 13, estará à pouco menos de 1° da Lua.

Vênus será visível brevemente ao anoitecer, próximo ao horizonte oeste, com magnitude – 3,0. No dia 12, estará à pouco mais de 1° da Lua. 

Marte será visível ao anoitecer, a cerca de 50° do horizonte oeste, com magnitude +1,6. Nos dias 15 e 16, a Lua estará próxima a Marte.

Júpiter será visível durante a madrugada, surgindo por volta das 2h, no horizonte leste, com magnitude -2,3. No dia 4, a Lua estará próxima a Júpiter.

Saturno será visível durante a madrugada, surgindo por volta da 1h, no horizonte leste, com magnitude +0,6. Nos dias 3 e 31, a Lua estará próxima a Saturno.

Urano terá ainda neste mês sua visibilidade prejudicada, devido a sua conjunção com o Sol que ocorreu no dia 30 de abril. 

Netuno será visível durante a madrugada, surgindo por volta das 3h no horizonte leste, com magnitude +7,9. Como o brilho de Netuno é bastante fraco, é necessário o uso de binóculo ou luneta para sua observação.

Fonte: Stellarium (2021)


Observando o céu a olho nu

Para facilitar a localização dos astros dispostos no céu, podemos utilizar a mão para orientar a angulação e encontrar os corpos celestes. Esticando o braço, podemos encontrar a angulação desejada como na imagem a seguir:


Passagens brilhantes da ISS

A Estação Espacial Internacional, conhecida como ISS (International Space Station), é a maior estrutura já montada no espaço pelo homem. A ISS possui 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e uma massa de 450 mil quilos. A plataforma está orbitando a uma altura aproximada de 400 km da superfície terrestre, com uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h, o que lhe confere um período de translação ao redor da Terra de 90 minutos (1,5 hora). Produto do esforço de 15 países, a ISS é um moderno laboratório para observação da Terra e realização de experimentos em ambiente de baixa gravidade e que pode ser observada a olho nu.

Referências 

AMORIM, Alexandre. Anuário Astronômico Catarinense 2021. 1.ed. Florianópolis: Edição do autor, 2020. 192p.

Observe! Boletim informativo do NEOA – JBS, ano XII – número 5 – maio de 2021. Disponível em: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf. Acesso em: 26/04/2021. 

Vercalendario.info: Mês Do Calendário Lunar Maio 2021. Disponível em: https://www.vercalendario.info/pt/lua/brasil-mes-maio-2021.html. Acesso em: 26/04/2021.

PEAT, C. ISS - Estação Espacial Internacional - Passagens visíveis. Disponível em: https://www.heavens-above.com/PassSummary.aspx?satid=25544&lat=-27.0922&lng=-52.6167&loc=Distrito+Sede+de+Chapec%c3%b3&alt=0&tz=EBST. Acesso em 28/04/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário