segunda-feira, 31 de agosto de 2020

O que observar no céu de Chapecó em setembro de 2020

Texto elaborado por Savana Noro Brandani e Guilherme Grigolo Kielb (UDESC Oeste)

Revisado por Daniel Iunes Raimann (UDESC/Apontador de Estrelas)  

       


O mês de setembro chegou repleto de eventos interessantes para observarmos no céu. Dentre eles podemos citar passagens brilhantes da Estação Espacial Internacional, conjunções, ocultação de Marte pela Lua (com live, se as condições climáticas permitirem) e Noite Internacional de Observação da Lua. Vamos ver os eventos que nos esperam esse mês.

As fases principais da Lua ocorrerão nas seguintes datas e horários:


Calendário para as fases lunares em setembro:


A luz cinérea da Lua (luz refletida pela parte escura da Lua proveniente da parte iluminada do planeta Terra) será visível ao amanhecer entre os dias 13 e 15. Ao anoitecer, entre os dias 20 e 22. As melhores condições de observação da Lua ocorrem nos períodos entre 6 e 14 e entre 20 e 28 de agosto. Nesse período as condições de iluminação do nosso satélite favorecem o contraste e sombras para a visualização de detalhes de crateras e montanhas. A partir de um simples binóculo é possível observar muitas características do solo lunar, detalhes de crateras e planícies tornam-se evidentes.


Mercúrio será visível brevemente no horizonte oeste, ao anoitecer, após a segunda semana com magnitude 0,0. No dia 18, às 23h, poderá ser observado a cerca de 6º da Lua.

Vênus será visível no horizonte leste, ao amanhecer, com magnitude -4,1. No dia 14, às 3h poderá ser observado a aproximadamente 4,5º da Lua. 

Marte será visível após as 21h com magnitude -2,2. Na passagem do dia 5 para o dia 6, a Lua ocultará o planeta Marte por cerca de meia hora. Em Chapecó, a imersão terá início às 23h55min do dia 5 e a emersão às 0h25min do dia 6. 

Júpiter será visível até 3h da madrugada, com magnitude de -2,5. Ao anoitecer está no alto do céu, sendo o segundo objeto mais brilhante no céu (depois da Lua).

Saturno será visível até 4h da madrugada, com magnitude de +0,4. Ao anoitecer está no alto do céu, próximo a Júpiter. No dia 25, às 18h, estará a 2,5º da Lua.

Urano será visível, com o uso de binóculo ou luneta, após as 22h com magnitude de +5,7. No dia 7, às 3h, poderá ser observado a 3º da Lua. 

Netuno será visível, com o uso de binóculo ou luneta, toda a noite com magnitude +7,8. No dia 30, às 2h, poderá ser observado a 4º da Lua. 


Fonte: Stellarium, 2020.

Para facilitar a localização dos astros dispostos no céu, podemos utilizar a mão para orientar a angulação e encontrar os corpos celestes. Esticando o braço, podemos encontrar a angulação desejada como na imagem a seguir:

Fonte: apolo11.com, 2020.


Conjunções: aproximações aparentes entre dois ou mais astros. Tal fenômeno depende da localização do observador na Terra.

Ocultações: fenômenos em que ocorre o desaparecimento de um astro pela interposição de outro de diâmetro aparente superior, durante o seu movimento relativo. A ocultações dos astros dependem diretamente das coordenadas específicas do observador. Mesmo no caso das ocultações lunares é comum determinada região ser contemplada pela ocultação de um objeto, enquanto demais regiões em latitudes ao norte ou ao sul visualizem apenas uma conjunção entre a Lua e mesmíssimo astro. Chama-se imersão ao instante do desaparecimento, e emersão ao reaparecimento do astro interceptado.

A Estação Espacial Internacional, conhecida como ISS (International Space Station), é a maior estrutura já montada no espaço pelo homem. A ISS possui 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e uma massa de 450 mil quilos. A plataforma está orbitando a uma altura aproximada de 400 km da superfície terrestre, com uma velocidade de aproximadamente 28.000 km/h, o que lhe confere um período de translação ao redor da Terra de 90 minutos (1,5 hora). Produto do esforço de 15 países, a ISS é um moderno laboratório para observação da Terra e realização de experimentos em ambiente de baixa gravidade e que pode ser observada a olho nu.

Abaixo listamos as passagens mais brilhantes da ISS no mês de setembro:




Ocultação do planeta Marte pela Lua 

Como já citado anteriormente, neste mês ocorre a segunda ocultação de Marte pela Lua na noite de 5-6 de setembro. Tal fenômeno será visível em quase todo o território brasileiro. Porém, uma parte da Santa Cataria não observa esse fenômeno, como notamos no mapa abaixo.

Cidades que poderão visualizar a ocultação de Marte pela Lua
Fonte: Boletim Observe, Setembro de 2020.

No mês de agosto, pudemos acompanhar a ocultação do planeta Marte pela Lua. Algumas imagens da aproximação entre os dois objetos e imersão podem ser vistas abaixo:
Ocultação de Marte pela Lua – 09/08/2020 – Daniel Iunes Raimann

Assim como fizemos no mês de agosto, se as condições climáticas permitirem, a Associação Apontador de Estrelas e o Espaço Astronomia UDESC Oeste farão a transmissão online da observação com telescópios deste fenômeno. Acompanhem nossas redes sociais no Facebook e Instagram. A ocultação terá uma duração de cerca de trinta minutos. Entre 23h55 do dia 5 e 0h25min do dia 6 de setembro.

No mês de setembro será comemorada ainda a Noite Internacional de Observação da Lua, evento mundial de estudo e divulgação do nosso satélite natural. No dia 24 de setembro brindaremos aqueles que nos acompanham com uma detalhada observação do relevo lunar através dos nossos telescópios.


REFERÊNCIAS

ALEXANDRE, A. Anuário Astronômico Catarinense 2020. 1.ed. Florianópolis: Edição do autor, 2019. 192p.

Observe! Boletim informativo do NEOA – JBS, ano XI – número 9 – Setembro de 2020. Disponível em: https://www.geocities.ws/costeira1/neoa/observe.pdf. Acesso em 29/08/2020. 
 
CalSky, Visibilidade da Estação Espacial Internacional ISS. Disponível em:

Vercalendario.info: Mês Do Calendário Lunar Setembro 2020 (Hemisfério Sul). Disponível em: https://www.vercalendario.info/pt/lua/brasil-mes-setembro-2020.html. Acesso em: 28/08/2020.


4 comentários: