domingo, 13 de abril de 2014

Chapecoenses poderão observar eclipse total da Lua na próxima terça-feira e ocultação de Saturno pela Lua na quinta-feira

Do ponto de vista astronômico, a semana que se inicia trará dois belos espetáculos. Para isso, os curiosos deverão acordar cedo ou então dormir tarde.

Na madrugada da próxima terça-feira, dia 15 de abril, os chapecoenses, assim como toda a população brasileira, poderão observar a olho nu um eclipse lunar total. O último eclipse deste tipo visível nesta região ocorreu no dia 15 de junho de 2011.

Eclipse lunares ocorrem na Lua cheia, quando a Terra se coloca entre o Sol e a Lua iluminada. O eclipse lunar é total quando a Lua penetra inteiramente no cone de sombra da Terra. Mas o cone de sombra é concentricamente circundado pelo cone de penumbra. Assim, um eclipse lunar envolve um período de tempo em que a Lua está na penumbra e outro em que ela está na sombra. A fase mais interessante do fenômeno acontece quando a Lua está parcial ou totalmente dentro do cone de sombra, visto que o obscurecimento da Lua pela penumbra é praticamente imperceptível. A Lua totalmente eclipsada assume diferentes tons laranja-avermelhados, devido ao espalhamento da luz solar que atravessa a atmosfera terrestre.

O auge do eclipse ocorrerá por volta das 4h30min (horário de Brasília), mas o espetáculo se estenderá por cerca de 3 horas e meia. A Lua entrará no cone de sombra às 3h. O começo da totalidade, quando a Lua estará inteira dentro do cone de sombra, dar-se-á às 4h. O fim da totalidade será às 5h30min e às 6h30min a Lua sairá totalmente do cone de sombra. No final do eclipse a Lua já estará abaixo do horizonte.

Ainda esta semana, no dia 17, quinta-feira, a Lua, no seu movimento orbital ao redor da Terra, passará em frente ao planeta Saturno, ocultando-o por cerca de .

A Lua, ao surgir no horizonte leste, por volta das 19h30min, terá Saturno ao seu lado. Ao longo da noite, os dois aproximam-se no campo do observador até que a Lua começa a passar na frente do planeta a partir das 5h da manhã. Neste horário os dois já terão cruzado o céu e estarão próximos do horizonte oeste. Saturno reaparece cerca de quarenta minutos depois.

A ocultação é o fenômeno de desaparecimento temporário de um astro devido à passagem de outro, com maior diâmetro aparente, à sua frente. Podemos ter ocultações de estrelas pela Lua, de planetas pela Lua, de asteroides pela Lua, de estrelas por asteroides, estrelas por objetos trans-netunianos (que estão além da órbita de Netuno), de estrelas por planetas, de estrelas por cometas, etc.

Apesar dos objetos parecerem próximos no céu, na realidade estão muito distantes um do outro. O nosso satélite estará a cerca de trezentos e setenta e oito mil quilômetros da Terra enquanto que o planeta estará a um bilhão e quatrocentos milhões de quilômetros da Terra.

Bons céus a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário